A celebração do Halloween é comum em países de língua anglo-saxônica, como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Nos países latinos, a comemoração também acontece, mas de forma mais tímida.
Nas tradições norte-americanas e inglesas do Halloween, acredita-se que, na noite do dia 31 de outubro, as almas saem de seus túmulos e seguem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto. Nessa ocasião, crianças e jovens fantasiam-se de mortos-vivos, monstros, bruxas e outros personagens para sair pela vizinhança fazendo a famosa pergunta: doces ou travessuras?
Brasil
Na tentativa de atribuir novo sentido à data no Brasil, o Projeto de Lei 2.762 de 2003 quer instituir o dia 31 de outubro como o Dia do Saci e seus amigos. Entre as justificativas para a comemoração, está o incentivo à cultura local de forma estratégica, proposital e simbólica. No folclore brasileiro, o Saci é retratado como um menino travesso, fato que pode ser associado às travessuras de Halloween. Mesmo assim, muitos brasileiros preferem as tradições estrangeiras para celebrar o Dia das Bruxas.
Apesar do grande fervor dos brasileiros para celebrar o Dia dos Mortos, ou Finados, no dia 2 de novembro, não se vê a mesma expressividade para comemorar o Dia das Bruxas.
Fonte: Veja mais sobre “Halloween no Brasil em: https://brasilescola.uol.com.br/halloween/halloween-no-brasil.htm
Mas nos da Phoenix, adoramos uma festinha e entramos no clima do Halloween, com um café da tarde temático.